Textos de: "Amável Alves"

Nº 334 - Jan/Fev 2015

Redução do horário de trabalho - Uma luta de sempre

A luta pela redução da jornada de trabalho é bem antiga e com o desenvolvimento do movimento operário atravessou intensamente os séculos XIX e XX. Uma luta que, precisamente há 128 anos, com as grandiosas greves e acções de massas em Chicago, nos Estados Unidos, deu origem ao 1.º de Maio como o Dia Internacional do Trabalhador.

Nº 315 - Nov/Dez 2011

Organização e luta na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores

Sendo intemporal a luta de classes, enquanto houver exploração do homem pelo homem haverá luta de classes, será por isso uma necessidade de sempre, por parte dos trabalhadores, a existência de uma organização de classe que os represente, que junte as suas forças, que assuma a sua defesa e que obtenha a máxima força na luta entre o trabalho e o capital, para a defesa dos seus interesses de classe e a conquista de uma sociedade livre da exploração.

Nº 293 - Mar/Abr 2008

Defender os direitos dos trabalhadores - Não ao «Código da exploração!»

É antiga a procura por parte dos trabalhadores de formas para melhor se poderem defender da exploração de que sempre foram alvo. A lei do trabalho, a contratação colectiva, o direito à greve, o direito de se organizarem em sindicatos, entre outros direitos que hoje existem, foram conquistas pelas quais muitas gerações de trabalhadores lutaram, por vezes em situações muito adversas, e que foram motor de avanços da humanidade no sentido do progresso.